quarta-feira, 17 de março de 2010

A morte de Glauco e o Santo Daime

Vou atender ao pedido de um amigo que queria saber sobre os bastidores da cobertura do assassinato do cartunista Glauco Vilas Boas e do filho dele, Raoni. Velório e enterro ao som de 189 hinos da Igreja de Santo Daime, investigação na delegacia seccional de Osasco, depoimentos, entrevistas de parentes e até do assassino... teve de tudo nesse caso.
Mas o que tenho pra contar de importante é tão triste quanto o crime: a insistência de alguns jornalistas em ligar a morte de Glauco ao Santo Daime e à bebida servida durante as celebrações. Já li e ouvi manchetes do tipo:
- "Bebida causa alucinações que podem fugir ao controle".
- "Cadú ficou mais violento depois do Daime".
- "Assassino era ligado ao Santo Daime".
A idéia de que a religião seria 'culpada' pelo crime está nas entrelinhas de muitas reportagens e na boca de alguns colegas. E não é difícil derrubar essa idéia esdrúxula. Quem liga o Daime ao crime não diz nas reportagens que Cadu não frequentava mais a Igreja Céu de Maria desde o início de 2009. Também fica de fora das pseudo-reportagens o resultado do exame toxicológico do assassino confesso. Ele havia usado maconha e nada mais.
Policiais que estão debruçados na investigação desde a madrugada de sexta-feira (12) não falam e nem cogitam uma coisa dessas. Mas parte (experiente) da imprensa, sim. Preconceito misturado com hipocrisia.
Glauco Vilas Boas em uma celebração do Santo Daime

4 comentários:

  1. Olá meu velho,

    estava com saudade de passar por aqui. Fico feliz em ver que tomou gosto pelo bloga. Em meio a tanta merda que se fala, é muito bom termos um espaço para reflexão...
    Um puta abraço,
    Alê

    ResponderExcluir
  2. Eduarda M F de Moraes19 de março de 2010 11:41

    Diamante:
    Perfeita sua colocação sobre o viés jornalístico da razão do crime.
    Bom ler isto!

    ResponderExcluir
  3. PENA, A VONTADE DE ESPECULAR É MAIOR QUE A DE INFORMAR, PENA, MUITA PENA MESMO.

    ResponderExcluir
  4. A Seita Santo Daime e CRIMINOSA, eles sao os GRANDES MACUMBEIROS DA IGREJA DO SATANAS, deen uma olhada nestes links:
    http://jusdaime.blogspot.com
    http://jusobrasil.blogspot.com
    kukulkan

    ResponderExcluir