sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Salvador abandonada

Voltamos de uma viagem a Alagoas e Bahia. Fomos mostrar como as Polícias Militar e Civil trabalham sem nenhuma condição. Vimos o absurdo. É até piada falar em segurança pública. Mas nada nos chocou tanto quanto o abandono da capital baiana. Salvador só é bonita atualmente quando se olha para o mar. A cidade está suja, tem trânsito caótico, a violência tomou conta das ruas...
E os casarões históricos que apodrecem? É triste de ver. No máximo, são colocadas estruturas metálicas pra que as paredes que sobraram não caiam sobre pessoas e carros. Revolta ver espalhada pela cidade uma propaganda orgulhosa que detalha o gasto com a costrução do novo estádio para a Copa do Mundo de 2014: meio bilhão de reais!
Um exemplo da falta de vontade está no desabamento recente de dois casarões ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceicção da Praia. A Igreja Católíca é dona desses prédios. Pouco antes de tudo vir abaixo, o governo, que dizia não ter dinheiro para desapropriar os casarões, pediu para a igreja fazer uma doação. Entregava os prédios para que eles fossem restaurados. A Igreja Católica pensou, pensou e decidiu: "Não vamos doar. Nós recebemos doação, não fazemos". Foi essa a resposta de um bispo. Pouco tempo depois, os casarões caíram.






















Um comentário:

  1. Quiça se fosse somente Salvador Abandonada. Muita cidades do Brasil estão com seu patrimônio arquitetônico entregue as favas. Em São Paulo, nem se fale, já que a coisa aqui é diferente. As grandes empreiteiras esetão comprando tudo e demolindo tudo.

    ResponderExcluir